Dicas

Ao economizar água, você não estará só gastando menos, mas também preservando um dos maiores bens que a natureza nos proporciona e até possibilitando maior geração de energia elétrica, diminuindo os efeitos indesejáveis que a população está vivendo devido à escassez desta. Por isto, a ZENNER® leva à sua família algumas importantes dicas:

  1. Lavar a louça com a torneira meio aberta durante 15 minutos, gasta 243 litros de água. Para reduzir este gasto a somente 20 litros, adote os seguintes hábitos: limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova ou papel e jogue-os na lixeira; coloque água na cuba até a metade para ensaboar; feche a torneira e coloque água novamente para enxaguar.

  2. Uma lavadora de louça com capacidade para 6 pessoas gasta 40 litros de água. Para maior economia, utilize a máquina somente quando estiver cheia, economizando água, energia e aumentando a vida útil do seu equipamento.

  3. Para lavar as roupas da sua família, procure sempre deixar acumular para realizar a operação de uma vez só. Afinal, uma máquina de lavar roupa com capacidade para 5 kg utiliza 135 litros por acionamento, enquanto que um tanque, em apenas 15 minutos com a torneira meio aberta, utiliza 117 litros em casa e 280 litros em um apartamento.

  4. Bacia Sanitária com válvula com tempo de acionamento de 6 segundos gasta 10 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, o consumo pode chegar a 30 litros. E lembre-se: não utilize a bacia sanitária como lixeira, pois isto além de aumentar o consumo de água, pode obstruir o encanamento.

  5. Escovar os dentes durante 5 minutos com a torneira não muito aberta, consome 12 litros de água. Experimente fechar a torneira após molhar a escova. Você vai economizar cerca de 11,5 litros de água.Um banho de ducha por 15 minutos consome cerca de 240 litros (144 se for chuveiro elétrico). Se você fechar o registro enquanto se ensaboa, pode economizar mais de 80 litros de água (50 p/ elétrico).

  6. Um banho de ducha por 15 minutos consome cerca de 240 litros (144 se for chuveiro elétrico). Se você fechar o registro enquanto se ensaboa, pode economizar mais de 80 litros de água (50 p/ elétrico).
       
  7. Cuidar das suas plantas é importante, mas não esqueça que, racionar a utilização da água, proporciona economia e também preserva o meio ambiente. Ao regar o jardim por 10 minutos, você pode gastar mais de 180 litros de água. Para reduzir, faça isto sempre de manhãzinha ou à noite, diminuindo a perda por evaporação, e use mangueira com esguicho-revólver. No inverno, regue dia sim, dia não.
      
  8. Ao lavar um carro, a média geral de tempo utilizado é de 30 minutos, onde são gastos aproximadamente 560 litros de água. Para não desperdiçar, experimente usar um balde de 10 litos para molhar, ensaboar e enxaguar; assim você pode chegar a uma economia de mais de 500 litros.
      
  9. Uma atividade que consome grandes quantidades de água é lavar calçadas, podendo chegar a até 280 litros. Se houver necessidade, faça da forma mais econômica possível: evite deixar a torneira aberta e utilize ao máximo vassouras ou esfregões, deixando para a água somente a tarefa de enxaguar, de preferência com um balde.

  10. Torneiras, hidros e registros pingando, eis um dos maiores motivos de altas contas de água nas residências, fazendo com que o consumo possa aumentar em 4140 litros por mês, e isto se o filete de água for de apenas 2 milímetros. Outro fator de alto consumo para o qual não é dada muita atenção são os buracos no encanamento. Apenas 2 milímetros de perfuração podem gerar aproximadamente 3000 litros mensais de desperdício.