História corporativa da ZENNER

Desde 1903, somos especialistas em "Tudo o que conta."

Pictures from the Corporate History of ZENNER

1903 - A ZENNER foi fundada

Karl Adolf Zenner Snr colocou a pedra fundamental para a empresa atual, ZENNER International, em 1903, com a fundação de uma empresa de marketing para hidrômetros. Água corrente ainda era um luxo para muitas pessoas naquela época  e a maioria das famílias obtinha sua água potável de poços públicos. A fim de garantir o fornecimento de água por toda uma região, taxas tiveram de ser cobradas, taxas estas que, através de um cálculo e cobrança do consumo individual, iriam formar a base financeira para isso.


1924 – O primeiro hidrômetro da companhia sai da linha de montagem.

Em 1924, Fábrica de Hidrômetros Karl Adolf Zenner começou a produção de seus próprios hidrômetros


1930 - a ZENNER continua a se expandir
Os hidrômetros produzidos pela ZENNER desde 1924 rapidamente ganharam aceitação no mercado graças à sua alta qualidade e sua fabricação confiável.

1946 – Uma inovação chamada plástico
Nos anos que seguiram a 2 ª Guerra Mundial – momento no qual a gestão da empresa tinha sido tomada pelo filho do fundador, Karl Adolf ZENNER Junior - muitas matérias-primas eram escassas. A ZENNER também tinha perdido muitos dos seus fornecedores mais importantes da Alemanha. Plástico parecia ser uma solução adequada que também estaria ligada à qualidade e vantagens de custo. Assim, a ideia de recorrer a plástico, no futuro, para a fabricação dos hidrômetros ocorreu a ZENNER. Embora os clientes viram os novos produtos de plástico criticamente primeiramente, os novos hidrômetros pegaram. Mesmo que a competição tenha começado a imitar a ZENNER ao longo dos anos seguintes

1987 – a ZENNER vai para o exterior

A internacionalização da empresa começou em 1987 por iniciativa do Dr. Peter Zenner, que havia assumido a gestão da empresa em 1980. As primeiras subsidiárias foram formados na França e na Itália e hoje estão localizados em Limoges, sob o nome Compteurs Zenner, e perto de Bologna, sob o nome ZENNER srl Società Unipersonale.


1990 – Reunificação da Alemanha e expansão

A reunificação da Alemanha, com a queda do Muro de Berlim e o colapso do bloco do Leste abriu novos mercados para muitas empresas. Oportunidades enormes aguardavam aqueles que tinham o espírito pioneiro necessário no momento. A ZENNER também aproveitou a oportunidade e se expandiu em direção ao leste.

Filiais foram fundadas na Hungria, Eslováquia e Polónia nos anos seguintes. A partir de 1992, a Espanha era o ponto mais a oeste no mapa do mundo ZENNER, ao qual o Vietnã também foi adicionado no mesmo ano.


1995 – Novo campo de produtos: medidores de energia térmica

A partir de 1995, a ZENNER ampliou seu portfólio de produtos. 71 anos depois do primeiro hidrômetro da companhia ter deixado a fábrica, o primeiro medidor de energia térmica se seguiu. Seu nome: multidata S1. A produção de medidores de energia térmica tornou-se um novo campo de sucesso para a empresa ao longo dos anos seguintes.


1995 - ZENNER no Reino Médio

A ZENNER abriu sua primeira filial na China em 1995, na cidade de Fuzhou. A abertura política do país e a chamada introdução "soft" da economia de mercado está cada vez mais abrindo o mercado chinês, com mais de 1 bilhão de pessoas, a bens manufaturados do Ocidente. Nos primeiros anos, a ZENNER foi capaz, com sucesso, de posicionar-se de imediato e abriu novas filiais em Pequim e Xangai nos anos seguintes.


2005 – A fusão da ZENNER e Minol
Uma empresa consolidada surgiu a partir da fusão do Grupo ZENNER e o Grupo Minol em Leinfelden-Echterdingen, que, como parte de um pequeno número no todo o mundo, oferece toda a variedade de tecnologia e serviços de medição a partir de uma única fonte - desde a fabricação da medição equipamentos, até a leitura dos dados de consumo, até a elaboração de declaração de consumo. Os números do Grupo Minol-ZENNER são mais de 2.000 funcionários em todo o mundo. Em 2007, a ZENNER assumiu a organização de marketing global para ambas as empresas e, a partir de 2008, fornece de todos os equipamentos de medição necessário para a Minol.

2009 - Inovação: Computador do medidor de energia térmica multidata WR3
Em 2009, ZENNER introduziu um de seus produtos mais inovadores, o computador medidor de energia multidata, já que o multidata é multifuncional. Com opções de conectividade para M-Bus, ZR-Bus ou RS232, está idealmente equipado para leitura remota. Além disso, a carcaça pode ser aberta sem a utilização de ferramentas. E só para mostrar que a inovação vale a pena: até 2010 a ZENNER já tinha vendido mais de 100.000 de medidores de energia térmica.

2011 – Expansão continuada na América do Sul
A ZENNER Internacional seguiu os passos de Colombo em 2011. A base para uma presença intensificada na América do Sul e no mercado latino-americano já havia sido firmada em anos anteriores. Já que já existia uma filial da ZENNER no Brasil há mais de 10 anos, as áreas em branco no mapa do Sul-americano foram dissolvidas com sucesso ao longo de 2011. Na Colômbia, Paraguai, Bolívia e em outros países, a ZENNER distribuiu com sucesso seus produtos inovadores especialmente adaptados para condições “tropicais.

2012 - ZENNER entra no mercado de hidrômetros dos EUA
2012 A equipe da Zenner anseia pela entrada no mercado dos EUA através da abertura de uma nova unidade de produção. A fábrica de medidores de alta tecnologia da empresa produz e distribui medidores para os mercados multifamiliar, municipal e comercial em toda a América do Norte. Com a inauguração da unidade de Banning, a Zenner Performance será a 21ª filial aberta da rede mundial do Zenner Group.

2013 - ZENNER entra no mercado mundial de gasômetros
2013 A ZENNER formou um joint venture com o grupo FATO, especialista em gasômetros. A ZENNER Metering Technology (Xangai) Ltd. produzirá gasômetros para o mercado global. A ZENNER está se tornando um fornecedor de serviços completos em medidores de energia para a indústria de serviços de utilidade pública. Além das tecnologias de medição e sistema para sistemas de água e aquecimento, a ZENNER também passa a oferecer gasômetros.